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quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Food Truck - História e tendências 1

Para quem acha que os Food Trucks é uma tendência recente, se enganam (a receita é antiga), considerado um dos modelos mais promissores no âmbito de comida de rua (street food), os Food Trucks, veículos adaptados para a comercialização de alimentos, remontam a velhos tempos. O termo food truck, assim como esse método de comercialização de alimentos, veio importado dos Estados Unidos, onde a história começou há muito tempo, por volta de 1860.


Já em 1866, no Texas, USA, Charles Goodnight transportava alimentos e utensílios para refeições de colaboradores que viajavam por milhas para manejar gado. Ele adaptou um caminhão militar para transporte dos alimentos dos tocadores de rebanho. Estradas ruins e a ausência de infraestrutura fizeram com que o transporte de alimentos sobre rodas fosse inovado. Sem alternativas de refrigeração, além de utensílios, carregavam-se alimentos, insumos e temperos secos ou carnes salgadas.

Na mesma época, nas cidades da região de New England (noroeste dos Estados Unidos), outros tipos de caminhões foram adaptados para servir diversos tipos de alimentos, como cafés e pães.
Em 1872, na cidade de Providence, nos Estados Unidos, surgia outro precursor dos atuais Food Trucks. Walter Scott era um empresário que vendia tortas e sanduíches para trabalhadores de fábricas. Os operários precisavam de comida barata e rápida – e os sanduíches vendidos em carrinhos eram uma boa opção.

Com o passar dos anos, muitas alternativas foram sendo desenvolvidas, a maioria com a distribuição de alimentos prontos ou de fácil finalização (pipoca, churros, etc.) por ambulantes que se posicionavam em região de grande afluxo de pessoas ou em eventos e festas populares. Os carros eram pouco sofisticados, muitas vezes com tração humana.
Até o começo dos anos 2000, os Food Trucks (ambulantes) ainda carregavam o estigma de comida barata, de baixa qualidade. Isso começou a mudar na primeira década deste século, principalmente a partir da crise econômica de 2008 nos Estados Unidos, que levou muitos restaurantes a fechar suas portas. Sem opção, alguns chefs investiram na velha modalidade despojada de fazer comida, oferecendo pratos requintados, de alta gastronomia, a baixo custo.

Movimentos Recentes

Posteriormente, os Food Trucks começaram a ganhar força nos EUA e também na Europa após a crise econômica de 2009. Nessa época, chefs famosos e jovens empreendedores apostaram no novo ramo devido ao grande número de demissões no setor alimentício, com o fechamento de muitos restaurantes.
Nos últimos anos, houve um vasto crescimento, chamado de tendência, dos Food Trucks em todo o mundo. A possibilidade de vender comida boa, simples, rápida e barata ao público que cada vez mais come na rua, procurando preços atrativos e sem muito tempo, fomentou o setor, que cresce a cada ano.
Os Food Trucks também influenciaram o turismo das cidades, haja vista a importância do turismo gastronômico no mundo inteiro.

No Brasil

Vendedor de comida de rua é uma das profissões mais populares em países em desenvolvimento, segundo a descrição da autora Bianca Chaer no livro Comida de Rua, o melhor da baixa gastronomia paulistana. Fonte de renda de muitas famílias, os trabalhadores desse ramo já representam em torno de 2% da população.
A partir da primeira década do século XXI, houve inovação nos modelos de venda de comida de rua com a modalidade de comércio em Food Trucks. O surgimento dessa tendência deu-se de forma diferente dos outros países: com a globalização e a facilidade de viagens, muitos empresários brasileiros viram a possibilidade de empreender e expandir seus negócios ou abrir um primeiro restaurante num modelo diferente, com contato direto com o público, de baixo custo, sem necessidade de adquirir ponto comercial ou outros encargos. Inicialmente, a cidade de São Paulo se destacou pelo pioneirismo nesse setor, com muitos empreendedores copiando o modelo de sucesso de Nova Iorque ou outras cidades americanas. O sucesso logo se repetiu em outros estados.
Segundo o site Food Truck nas Ruas, que ajuda a localizar os carrinhos, há opções no Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Brasília e Minas Gerais, entre outros.
Essa tendência virou moda e incentivou o empreendedorismo, pois muitos consumidores passaram a buscar os caminhões como forma de acesso a alimentos mais sofisticados e a preços acessíveis. Sites de busca e compartilhamentos pelas redes sociais
impulsionaram ainda mais o setor, que começou a se organizar nacionalmente, visando a oferecer opções de alimentação saudável, rápida, barata e ainda como alternativa de turismo, com o oferecimento de comidas regionais.

Continua no próximo post.....



Fonte: SEBRAE

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